(31) 4141-6020 - (31) 99585-6020 contato@angeloavila.com

Blues é  Influência de diversos o estilos de música da atualidade, tem harmonia simples e marcada por elementos da cultura negra escrava norte americana do século XIX.

Origem do estilo

Não se sabe com certeza onde e quando  surgiu, mas sabe-se que no sul dos Estados Unidos existem os mais antigos registros desse estilo de música como é conhecido hoje em dia. Era cantado pelos escravos nas plantações de algodão. Que usavam a canção como música de trabalho (worksongs) para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. E muitas vezes traziam em suas letras protestos contra a escravidão.

Simples e verdadeiro

Mesmo com harmonia simples o verdadeiro blues norte americano, diferentemente do que se pensa, era um estilo de música completo. Tocado normalmente com um violão, o músico fazia harmonia, baixo e melodia, o que deixava o tocar único e um tanto quanto completo e complexo.

Ensaio fotográfico musical by Angelo Avila

Com o passar do tempo  alcançou outras partes dos Estados Unidos e mais tarde o mundo. O Blues é considerado música de raiz, já que dele derivaram uma diversidade de outros estilos. Como jazz, rhythm and blues, rock’n’roll e soul music, dentre diversos outros.

Eletrificação

Já no século XX, mais precisamente nos anos 40 com a migração do Delta do Mississippi, o estilo chegou até Chicago. E uma nova era seria iniciada. A grande diferença foi a possibilidade da eletrificação dos instrumentos. Guitarras, contrabaixos e mesmo o vocal e gaitas em microfones passaram literalmente a ter mais força. O primeiro a fazer a eletrificação completa de uma banda foi Muddy Waters, ícone do Chicago Blues.
Foi o suficiente para que o Blues ganhasse o mundo. Nos anos ‘50 Chuck Berry trouxe uma versão mais forte dando início a era do Rock’n’Roll.

A Força do estilo

O estilo tem atravessado as décadas sempre acumulando novos mais elementos modernos, mas sem perder a força da música e letras. Hoje, em pleno século XXI, ainda surgem novos nomes que despontam pela dedicação ao blues e seus derivados diretos.

Os americanos Joe Bonamassa, John Mayer, Gary Clark Jr. são alguns desses nomes.
No Crossroads Festival criado por Eric Clapton em 2004, sobem no mesmo palco as antigas e vovas gerações. É a oportunidade da perpetuação dos elementos mais fundamentais do blues.

Tocar junto com BB King, Buddy Guy, Bo Diddle entre diversos outros da velha guarda do blues deve ser uma honra para novos nomes como Jonny Lang, John Mayer. Novos garotos com talento em evidência.

Influência

Desde a sua padronização por Robert Johnson no início do século XX, vindo de bem antes disso de canções nos campos de algodão. O Blues é assim, atrai quem aprecia música, músicos, técnica, sensibilidade, ritmo, letra e harmonia.
O Blues sempre evolui, cria o RocknRoll, mas não perde suas raízes.

Ensaio fotográfico musical by Angelo Avila

Autores: Angelo Avila – Fotógrafo